-
Arquitetos: Sebastián Gaviria Gómez
- Área: 315 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:OLMO Fotografía
-
Fabricantes: Attmosferas, Cemex, HA Cocinas, Ladrillera Santafé, Maderas Santa Lucía
Descrição enviada pela equipe de projeto. La Serena está localizada em uma área montanhosa no leste da Antioquia, próxima do município de El Retiro, a 2.350 metros sobre o nível do mar. O fato de estar no mais alto de uma colina, circundada por inclinações extremamente pronunciadas se converteu na condicionante mais importante do projeto, a forma é o resultado de uma proposta de potencialização da relação entre o usuário e a paisagem por meio do edifício. É um projeto que proporciona o deslocamento, o percurso de uma estância a outra, o promenade architecturale, o passeio pela arquitetura estabelecendo uma relação contemplativa entre o homem e o território, a paisagem.
O programa deveria se desenvolver em maior medida em uma planta, e por sua vez, contar com um espaço aberto neste mesmo nível. Devido às fortes inclinações do terreno e para evitar que este espaço ao ar live terminasse sendo algo residual, optou-se por projetar a casa com um pátio interno, um espaço que fosse protagonista, o epicentro da casa. A residência é acessada pelo pátio constituindo, portanto, como um limite, uma transição entre o exterior e o interior, uma espécie de espaço cerimonial que é preciso passar antes de adentrar à parte doméstica. O pátio, pelas condições topográficas e climatológicas do lugar também provê proteção dos fortes ventos. Ao redor da circunferência do pátio, se circula no interior da casa. No processo de desenho, houve uma profunda reflexão sobre as relações que se estabelecem com o território. A casa está em um lugar visualmente privilegiado e sua forma maiormente radiada obedece a estratégia que se adotou para potencializar ao máximo esta relação contemplativa com a paisagem. Desta maneira, os visuais emoldurados pelos vãos no interior da casa mudam de espaço a espaço.
A fachada leste, que é a mais exposta à rodovia, recebe um tratamento de janelas muito pequenas e discretas para não expor a intimidade do lar. No oeste, onde não existe contato com a rua, são abertas grandes janelas, não somente pra propiciar a relação com a paisagem mas também para receber o sol da tarde, necessário durante todo o ano, para que haja uma temperatura confortável nos espaços de estar da moradia. La Serena é uma proposta de arquitetura que busca seus fundamentos no óbvio, que pretende, a partir, da compreensão do lugar e por meio do edifício propiciar e potencializar as possíveis relações entre o usuário e o território.